sexta-feira, 19 de julho de 2013

Organizando livros e apostilas


Leitores, estudantes e concurseiros, selecionamos algumas dicas para ajudá-los a organizar melhor livros, revistas e apostilas. Antes de por a mão na massa e iniciar a organização, é muito importante escolher um móvel e um local ventilado, preferencialmente longe de umidade e da incidência direta do sol e que suporte o peso do material.

Local definido, agora é hora de higienizar móveis e todas as obras. Passe um pano úmido (quase seco, nada de muita água) em todas as prateleiras e nas capas de todos os itens da pilha.

Após a limpeza, começa a organização propriamente dita: separe o material em grupos de livros, revistas, apostilas, textos e folhas soltas. Analise e escolha prateleiras mais acessíveis para os exemplares que você usa mais. 

Avalie também a quantidade de cada categoria e o espaço disponível. Em seguida, disponha os grupos na posição vertical e/ou horizontal, depende do espaço disponível e da sua criatividade. Mas priorize a acomodação que permita a leitura do título na lombada (ou lateral aparente do livro).

Foto: GOOGLE

Livros:

Separe os livros de acordo com a frequência de leitura. Aproveite para analisar quais não são lidos há muito tempo, não apresentam mais interesse ou estão desatualizados. Caso encontre algum que se enquadre nessas características, que tal doar ou vender em alfarrábios? Vale lembrar que organização boa é aquela que descarta excessos ou material que não serve mais para gente e que descobre espaços ociosos para acomodar o que é realmente útil.

Foto: GOOGLE


Abaixo algumas sugestões para organizar seus livros:

Durante o agrupamento, considere o gênero (romance, drama, biografia, etc.) e, em cada subgrupo, organize em ordem alfabética (primeiramente por título e posteriormente por autor).

Organize por tema (culinária, viagens, arte, fotografia, etc.). Dentro de cada tema, ordene os itens em ordem alfabética (novamente por título e posteriormente por autor).

Há quem prefira enfileirar os livros por cor da capa ou tamanho. Não recomendamos esta opção, pois não é a forma mais lógica para a identificação na hora da busca e organização na hora da devolução.

Os livros infantis devem ser mantidos nas prateleiras mais baixas, facilitando o acesso das crianças e incentivando a leitura.


Textos e páginas soltas (cópias, por exemplo):

Devem ser acondicionados agrupados por assunto, data, etc, em pastas ou fichários, devidamente identificados e dispostos próximos a livros de assuntos semelhantes.

Revistas:

Podem ser empilhadas, por título, em ordem da edição da mais velha para a mais nova.

Encadernações/Apostilas:

Bem, chegamos ao item que é a dor de cabeça de muitos concurseiros e outros estudantes. Também pudera, vem aumentando significativamente a utilização de apostilas e material encadernado ao invés dos livros tradicionais em escolas, cursinhos e universidades.

Para encadernações do tipo “capa dura”, sugerimos a disposição na vertical, pois economiza espaço e, assim como os livros, elas têm título na lombada (lateral aparente da apostila).

Foto: GOOGLE

Já para as encadernações tipo espiral, a opção é fazer uma pilha das maiores para menores na horizontal para não deformá-las. Já que a identificação desse material não é fácil, separe em prateleiras por temas afins. Se puder, escolha espirais de cores diferentes para melhor distinguir umas das outras.

Foto: GOOGLE

Outra sugestão é que o material didático seja separado por estudante, ou seja, não misture apostilas de pessoas diferentes para não dificultar a procura delas pelos respectivos itens.

Bem, amados, espero que as dicas sejam úteis. Mas, lembrem-se: Para que a organização seja mantida, pratique o hábito de guardar logo após terminar de ler.


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