segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lavando roupa na máquina sem agonia

Vai lavar roupa na máquina? Então fique por dentro das principais orientações para não danificar suas roupas, nem a sua máquina!

O peso que cada lavadora de roupas comporta é informado no manual e, muitas vezes, na própria máquina. Alguns modelos oferecem tipos de lavagem a partir de níveis de água que dependem da quantidade de peças. Lembre-se: o cálculo é feito considerando o peso das roupas secas!

Na tabela abaixo, você encontra o peso (em gramas). Caso tenha dúvidas, imprima as informações e coloque-as próximas à área de serviço. Então, é só fazer as contas...



As orientações constantes na etiqueta das roupas e acessórios também são muito importantes, pois indicam produtos, formas de lavar e passar mais adequados para cada material:



Outra recomendação é a separação das roupas por cores similares para evitar manchas. Ou seja, não misture roupas claras, muito menos brancas, com roupas coloridas e de cores escuras. Teste se a roupa solta tinta molhando a bainha e colocando um tecido branco por cima pra ver se solta cor.

Não use sabão, nem amaciante além da quantidade indicada pelo fabricante da máquina. A roupa não fica tão cheirosa, pode manchar, ficar áspera e ainda demorar mais para secar.

Antes de colocar na máquina, faça uma inspeção em todos os bolsos. Feche os zíperes e os botões. Moedas e botões soltos podem danificar a máquina. Eu já passei por isso, tive que terminar de lavar a roupa manualmente e ainda gastei uma grana que poderia ser utilizada para outro fim.

Na hora de acomodar as roupas já selecionadas por tipo e cor, coloque as peças maiores embaixo e as menores em cima.

Não coloque roupas rasgadas, pois pode rasgar ainda mais!

Bem, para finalizar esse post super dedicado à lavagem de roupa, coisa que adoro organizar, segue um resumo prático para sua lavanderia caseira:

Tabela: Júlia Petit
Ah, quanto às roupas com apliques de lantejoulas, jóias, rendas e etc, lave beeeeeem longe da máquina! Aí não tem jeito, é lavar manualmente e sem torcer!!

Abraços e até a próxima!
; )

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Silica gel: aliada no combate à umidade


Mais um post sobre UMIDADE! Isso mesmo, quanto mais informação e ferramentas para combatê-la, mais fácil será prolongarmos a vida útil de muitos objetos, bem como diminuir as alergias respiratórias tão comuns agora no inverno.

Sabe aquele pequeno sachê que vem em embalagens de bolsas, remédios, acessórios de couro e eletrônicos?  Pois é, preenchido com silica em gel (composto sintético que impede os processos de oxidação aérea e a formação de colônias de fungos), aquele sachê é um ótimo aliado no combate ao mofo e ao bolor. 

Foto: Google

A silica também é vendida na forma de cápsula, na quantidade desejada. Por tanto, para diminuir a umidade, espalhe sachês ou cápsulas de silica gel dentro de acessórios (bolsas, carteiras, jaquetas de couro, tênis, etc) ou distribua em gavetas, guarda-roupas, cofres, instrumentos musicais, filmes fotográficos, aparelhos eletrônicos, equipamentos médicos, desidratação de flores, bibliotecas, etc.

Os fabricantes estimam uma vida útil de 60 dias, dependendo da umidade do local.

Casa organizada e limpa não combina com mofo! Mãos à obra!!!