sexta-feira, 10 de maio de 2013

Planejamento e organização do enxoval do bebê



Apesar de não ser mãe (ainda), acredito que planejar e organizar o quarto do bebê é uma experiência emocionante, mas que gera muita ansiedade e requer dedicação, recursos financeiros, criatividade e trabalho dos grávidos, isso mesmo: GRÁVIDOS! Cada vez mais os pais estão envolvidos e participando ativamente da gestação dos filhos!

São muitos afazeres e mudanças na estrutura da casa (móveis, reforma do quarto, cores da parede, berço, etc) e, como não poderia faltar, a preparação do enxoval. Os parentes e amigos mais próximos começam a dar os primeiros presentinhos, a mãe quer comprar tudo que vê pela frente, depois vem o Chá de Bebê e finalmente a criança nasce! Mais uns presentinhos na maternidade, outros nas visitas em casa e o resultado é um verdadeiro aglomerado de roupinhas e sapatinhos. Isso sem falar nas incontáveis fraldas descartáveis, mas no caso delas, quanto mais, melhor.

Mas cuidado, a quantidade de itens do enxoval deve ser adequada ao espaço disponível para as coisinhas do bebê. No entanto, o que acontece é que o espaço da maioria das residências está diminuindo, inclusive os quartos e guarda-roupas, e as listas de enxovais vêm sempre aumentando. É novidade para todos os gostos e bolsos.

Enxoval Glance it
É importante lembrar que as roupinhas e acessórios de bebês serão utilizados por pouco tempo, já que estatura e peso da criança alteram rapidamente, ao contrário do que acontece com os adultos, por isso a rotatividade das peças é alta. Por isso não adianta comprar muitos itens para a mesma faixa etária. Além de desperdiçar dinheiro, ainda dificulta a organização do quarto do neném.

Não existe o número certo para comprar isso ou aquilo, o ideal é utilizar o bom-senso e considerar o estilo de vida dos pais e o clima da região em que moram para definir o que comprar e a quantidade.

Os principais itens para montagem do enxoval são: conjuntos de camisinhas pagão, macacões com mangas, macacões sem mangas, camisetas, casaquinhos, meias, luvas, babadores, viras de mantas, mantas de linhas ou algodão, cobertor, jogos de lençóis e fronhas, colchas, jogo de protetores de berço, travesseiro, toalhas felpudas, toalhas fraldas e fraldas de pano (essas servirão de apoio durante a troca de fraldas, mamadas e alimentação).

Enxoval montado, todas as roupas devem ser lavadas com sabão neutro ou sabão de coco. O amaciante de roupas é contra-indicado nos primeiros meses de vida do bebê para evitar processos alérgicos. Após lavar e passar, a mãe deve fazer um inventário (levantamento) do conteúdo para então dividir em grupos de similares e iniciar a organização.
Quando for colocar os itens em cômoda, guarda-roupa e gavetas, o principal critério de organização a ser observado é a frequência do uso. Quanto mais utilizado, mais acessível deve ser o local onde será guardado.

Para saber mais informações sobre a organização de quartos infantis, participe da oficina Organize a casa com crianças, dia 24 de maio, das 16 às 18h, na Procriando – Maternidade Assistida. Informações e inscrições pelos telefones 3432-1193 e 9130-8693.

Nenhum comentário:

Postar um comentário