segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cômoda organizada: segurança e praticidade para o bebê

Para ter mais segurança ao utilizar a cômoda como suporte para o trocador,  tudo que a mamãe precisa na hora da troca de fralda ou roupinha deve estar à mão. 
Uma queda da cômoda pode ser fatal para o bebê! Por isso, vamos divulgar várias dicas de como neutralizar o perigo.
Ao lado ou bem próximo do colchão que serve para trocar o bebê coloque o kit higiene, também sugiro álcool em gel para higienizar as mãos depois de limpar o cocô. Possivelmente no primeiro mês você vai usar muito. Depois de uns meses a gente desencana e acredita que um pouco de vitamina S (sujeira) seja bom para criar anticorpos😏rs 
A primeira gaveta é a mais importante, afinal ela está mais próxima a sua mão e o esforço para abri-la é menor! Logo, coloque o que você vai usar mais, ou seja, fraldas de pano e descartáveis (um pacote por vez), lençol de xixi (para cobrir o colchão, mesmo que seja forrado), reserva de algodão, lenços umedecidos,remédios, pomadas para assaduras, tesourinha, prendedor de chupeta,etc.
Coloquei também panos de boca, além de luvas e meias. Mas fica a critério da mãe descobrir o que utiliza mais no dia a dia.
Quando as roupas também sao guardadas na cômoda, sugiro que fiquem da segunda em diante, colocando as que estarão em uso nas gavetas mais altas.
Caso haja guarda-roupa, retire a roupa do armário com o bebê em segurança e leve-a para o trocador antes do bebê. 
No caso de contar com o guarda-roupa, a segunda gaveta pode ser destinada aos vários pacotes de fraldas descartáveis, afinal a rotatividade é alta!💩💩💩💩💩 A terceira pode ser utilizada para sapatos, cintos, bolsas, bonés/gorros, etc.
Para a última gaveta, a menos acessível, disponha brinquedos e outros itens que não são retirados constantemente.
Como viram utilizei organizadores simples e super fáceis de encontrar. Existem outros mais sofisticados e mais caros, depende do seu gosto e bolso.

Quem quiser economizar pode utilizar aqueles potes de sorvete de 1 litro ou caixas de roupa ou sapatos... É só usar a criatividade...😘 #enquantoSamucadorme #quartodebebêorganizado #personalorganizer

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pouco espaço para o quarto do bebê exige bom senso e criatividade

Atendendo a pedidos vou compartilhar como organizei o pequeno espaço que disponho para o enxoval do meu bebê.
O espaço é muito reduzido, pois tenho que dividir o guarda-roupa do meu pequeno com algumas roupas minhas. Não, eu não sou consumista exacerbada, muito menos acumuladora. Mas aqui, nesse lar abençoado e amado, espaço físico é disputado a tapas!😏
Então fui bem consciente e comprei apenas o necessário, primeiro porque ganhei várias roupinhas e sapatos, graças a Deus, segundo porque nesses tempos de crise, as minúsculas roupas que custam os olhos da cara e que usamos pouquíssimas vezes podem pesar no orçamento dos pais que ainda está em adaptação.
Outro ponto importante de racionalizar na hora de comprar o enxoval é garantir que tudo ficará organizadinho, pois a física nos ensina que dois corpos não ocupam o mesmo espaço!
Como você pode ver nas fotos abaixo o quarto não é grande, por isso aproveitamos e fizemos uma cômoda grande, o armário em cima do berço foi aproveitado e não desperdiçamos o precioso espaço abaixo do berço - coloquei dois organizadores gigantes de plástico que vem com rodinhas!

Quarto de bebê pequeno
Aqui jaz um espaço ocioso
Caso opte por utilizar o espaço embaixo do berço, lembre de puxar frequentemente para limpar!!!!
Nos próximos posts mostrarei o que coloquei em cada compartimento!




domingo, 18 de outubro de 2015

Rotina do bebê: isso também precisa de organização

 Depois de um lonnnngo tempo ausente, voltei pra falar de mais um benefício dessa tal organização! Foi muito trabalho preparando quarto, enxoval, chá de fraldas e toda a logística para chegada do meu baby, afinal inventei de colocar, literalmente, a mão na massa e fazer muita coisa personalizada.
Mas em  todo esse período pude confirmar que ORGANIZAÇÃO É TUDO. Quanto mais aprendo a planejar e criar prioridades para coisas e hábitos, mais eu sinto os benefícios de uma vida organizada sem neura.

Não é porque sou Personal Organizer, mas organizar o quarto e o guarda-roupa do bebê é a parte mais fácil na vida da mãe, acredite. Um pouco de bom senso e vontade te farão escolher e separar a infinidade de itens por idade, tipo, ocasião, cor...é só não exagerar na quantidade de roupas e acessórios e seguir as dicas genéricas para higiene e acomodação!
O bicho pega é na hora de criar uma rotina para o bebê...
Seguindo orientações da minha amiga jornalista, Anamaria Santiago, que também é mãe de primeira viagem, comecei a preparar banhos, massagem e sonecas em horários definidos, respeitando obviamente a demanda de mamadas e sonecas do Samuel. 

Procuro dar o banho da manhã logo após a "mamada do banho de sol" e outro à noite depois da massagem. Desde o primeiro mês (ainda está no segundo! kkk) tento realizar banho de sol, banho na banheira e massagem nos mesmos horários ou bem próximos! Outro detalhe é que coloco a mesma música para o ritual da massagem e outra música para ninar (nesse caso são várias músicas, menos a da massagem). Esses são  alguns exemplos para ajudar o seu bebê a identificar que chegou a hora disso ou daquilo...
Descobri que a "dona aranha" tem o poder de fechar aqueles olhinhos tão rápido!!! Então, quando vejo que ele está começando a ficar com sono, aciono imediatamente a dona aranha! Cantada por mim, claro! Para os ouvidos dele é música! Kkk 
O revezamento banho/mamada/soninho é ouro! Sempre dá certo...
Assim, quando conseguimos entrar efetivamente em acordo, eu e o meu Baby, implantamos uma rotina e isso ajudou muito a me sentir menos cansada e ansiosa. Já para o Samuel é mais e mais tranquilidade e desenvolvimento...
Como sempre, as orientações são genéricas, cada um adapte às suas necessidades...

foto: google

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Como dobrar lençol de elástico

É inegável que lençóis com elástico fixado nas 4 extremidades deixam a cama bem mais arrumada. No entanto, após a lavagem, na hora de dobrá-los para guardar, donas de casa e empregadas domésticas passam sufoco.

Nada de abrir mão do lençol com elástico para evitar mais trabalho, afinal o elástico serve para encaixar o lençol no colchão e permitir maior movimentação sem desarrumar a cama. Então, daremos algumas sugestões para evitar aquele embrulho volumoso e desalinhado que não combina com seu guarda-roupa organizado.

Antes de iniciar o processo de dobra, é importante destacar que a forma como estendemos no varal e depois passamos a ferro também influenciam no resultado final do seu "pacote". Como já falei anteriormente em outro post, antes de estender as roupas é importante dar aquela sacudida para alinhar as fibras e soltar fiapos, pelos e pó. Depois disso, dobre o lençol ao meio e encaixe os elásticos das extremidades um dentro do outro, formando dois bolsões e estenda. Após secar, passe a ferro já efetuando as devidas dobras conforme o passo a passo abaixo:


1 - Dobre o lençol ao meio deixando os elásticos emparelhados;
2-  Identifique as 4 vértices do lençol;
3 - Una de duas em duas no mesmo sentido fazendo aquele "bolso" (coloque a mão por dentro como se fosse vestir o lençol e una uma dentro da outra);
4 - Dobre ao meio e coloque aquele "bolso" dentro do outro;
5-  Passe a mão para uniformizar o tecido;
5 - Dobre mais vezes até que fique no tamanho ideal para guardá-lo.

Abaixo algumas ilustrações bem explicativas do site do sabão OMO:


Bem, seguem as dicas básicas, mas cada um pode desenvolver formas diferentes de dobrar que cheguem ao resultado esperado: pouco volume e alinhamento das dobras.

Só um detalhe, não faço propaganda do sabão citado acima, apenas adorei a ilustração do site dele. A receita para uma boa lavagem é bom sabão (temos vários), quantidade certa de sabão e de amaciante, e, finalmente, a forma como estendemos. Exageros com produtos deixam as roupas duras e com cheiro forte.

Feita a ressalva, um abraço carinhoso.

Até breve.