terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cabide: o melhor amigo da camisa


A melhor forma de organizar as camisas, sejam elas de estilo Social, Xadrez ou Polo, é pendurá-las em cabides. Uma dica importante é fechar SEMPRE o primeiro botão (aquele do colarinho) para manter a camisa mais firme e não deformar a gola.
Foto: Google/Organizza

Após colocar as camisas nos cabides e fechar os botões, ordene-as por cores (da mais clara para a mais escura ou vice-versa), estilo (xadrez, lisa, listrada) e tipo (manga curta e manga longa). Minha sugestão é separar por cores dentro do tipo: as mangas curtas todas juntas e segmentadas por cores. Em seguida, as mangas longas juntas e também ordenadas por cores afins. 


Finalmente, não esqueça de colocar a frente de todas as camisas para o mesmo lado e os cabides na mesma posição: GANCHO VIRADO PARA DENTRO é bem mais fácil de manusear!!!!!!!!!

Foto: Google
Ah, o cabide também evita a deformação das camisas quando as penduramos para secar!! Dê aquela batidinha (solavanco) após a lavagem, pendure a camisa no cabide e coloque no varal!!! Teste e veja como diminui o amassado e você ainda ganha mais espaço no varal!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Aprenda a guardar os chapéus em espaços ociosos

Um toque de estilo e ótimo aliado na proteção da pele, cabelos e olhos, o chapéu é um acessório que, definitivamente, deve estar na cabeça do povo nordestino. Com esse sol escaldante, os chapéus são bastante utilizados pelos homens na forma de boné e pelas mulheres em palha ou tecido. Eles deixam os nossos guarda-roupas principalmente nos finais de semana. E quando não estamos usando, como guardar?


Aquele chapéu de praia (ou sol) enorme e maravilhoso que você usa pode ser um inconveniente na hora de guardar. Para quem tem muitas prateleiras ou nichos, é só dispor sem amassar. Mas para quem tem pouco espaço, a dica é utilizar alguns espaços ociosos, ou seja, atrás da porta do guarda-roupa ou do quarto.

No exemplo abaixo, utilizei um gancho com fita dupla face que você encontra facilmente em supermercados e lojas como Multicoisa e Felícia. O chapéu já tinha um pequeno elástico preto. Se o seu não tem, é só costurar!

Observe que o acessório deve ser disposto em uma altura que, ao fechar a porta, não fique amassado. Como tudo em organização, planeje. Olhe, analise e teste antes!!

Na foto abaixo organizei colares, echarpes e chapéu! Bonés também ficam perfeitos nos ganchos. Veja a parte interna do guarda-roupa como pode ser bem explorada. É só usar a criatividade...

Mas se você dispõe de mais espaço ou utiliza os chapéus frequentemente, que tal seguir a opção de um cantinho mais estiloso, num estilo mais europeu.
Foto: Google
Bem, espero que as dicas tem sido úteis. Abraços e até a próxima!!!




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lavando roupa na máquina sem agonia

Vai lavar roupa na máquina? Então fique por dentro das principais orientações para não danificar suas roupas, nem a sua máquina!

O peso que cada lavadora de roupas comporta é informado no manual e, muitas vezes, na própria máquina. Alguns modelos oferecem tipos de lavagem a partir de níveis de água que dependem da quantidade de peças. Lembre-se: o cálculo é feito considerando o peso das roupas secas!

Na tabela abaixo, você encontra o peso (em gramas). Caso tenha dúvidas, imprima as informações e coloque-as próximas à área de serviço. Então, é só fazer as contas...



As orientações constantes na etiqueta das roupas e acessórios também são muito importantes, pois indicam produtos, formas de lavar e passar mais adequados para cada material:



Outra recomendação é a separação das roupas por cores similares para evitar manchas. Ou seja, não misture roupas claras, muito menos brancas, com roupas coloridas e de cores escuras. Teste se a roupa solta tinta molhando a bainha e colocando um tecido branco por cima pra ver se solta cor.

Não use sabão, nem amaciante além da quantidade indicada pelo fabricante da máquina. A roupa não fica tão cheirosa, pode manchar, ficar áspera e ainda demorar mais para secar.

Antes de colocar na máquina, faça uma inspeção em todos os bolsos. Feche os zíperes e os botões. Moedas e botões soltos podem danificar a máquina. Eu já passei por isso, tive que terminar de lavar a roupa manualmente e ainda gastei uma grana que poderia ser utilizada para outro fim.

Na hora de acomodar as roupas já selecionadas por tipo e cor, coloque as peças maiores embaixo e as menores em cima.

Não coloque roupas rasgadas, pois pode rasgar ainda mais!

Bem, para finalizar esse post super dedicado à lavagem de roupa, coisa que adoro organizar, segue um resumo prático para sua lavanderia caseira:

Tabela: Júlia Petit
Ah, quanto às roupas com apliques de lantejoulas, jóias, rendas e etc, lave beeeeeem longe da máquina! Aí não tem jeito, é lavar manualmente e sem torcer!!

Abraços e até a próxima!
; )

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Silica gel: aliada no combate à umidade


Mais um post sobre UMIDADE! Isso mesmo, quanto mais informação e ferramentas para combatê-la, mais fácil será prolongarmos a vida útil de muitos objetos, bem como diminuir as alergias respiratórias tão comuns agora no inverno.

Sabe aquele pequeno sachê que vem em embalagens de bolsas, remédios, acessórios de couro e eletrônicos?  Pois é, preenchido com silica em gel (composto sintético que impede os processos de oxidação aérea e a formação de colônias de fungos), aquele sachê é um ótimo aliado no combate ao mofo e ao bolor. 

Foto: Google

A silica também é vendida na forma de cápsula, na quantidade desejada. Por tanto, para diminuir a umidade, espalhe sachês ou cápsulas de silica gel dentro de acessórios (bolsas, carteiras, jaquetas de couro, tênis, etc) ou distribua em gavetas, guarda-roupas, cofres, instrumentos musicais, filmes fotográficos, aparelhos eletrônicos, equipamentos médicos, desidratação de flores, bibliotecas, etc.

Os fabricantes estimam uma vida útil de 60 dias, dependendo da umidade do local.

Casa organizada e limpa não combina com mofo! Mãos à obra!!!



sexta-feira, 19 de julho de 2013

Organizando livros e apostilas


Leitores, estudantes e concurseiros, selecionamos algumas dicas para ajudá-los a organizar melhor livros, revistas e apostilas. Antes de por a mão na massa e iniciar a organização, é muito importante escolher um móvel e um local ventilado, preferencialmente longe de umidade e da incidência direta do sol e que suporte o peso do material.

Local definido, agora é hora de higienizar móveis e todas as obras. Passe um pano úmido (quase seco, nada de muita água) em todas as prateleiras e nas capas de todos os itens da pilha.

Após a limpeza, começa a organização propriamente dita: separe o material em grupos de livros, revistas, apostilas, textos e folhas soltas. Analise e escolha prateleiras mais acessíveis para os exemplares que você usa mais. 

Avalie também a quantidade de cada categoria e o espaço disponível. Em seguida, disponha os grupos na posição vertical e/ou horizontal, depende do espaço disponível e da sua criatividade. Mas priorize a acomodação que permita a leitura do título na lombada (ou lateral aparente do livro).

Foto: GOOGLE

Livros:

Separe os livros de acordo com a frequência de leitura. Aproveite para analisar quais não são lidos há muito tempo, não apresentam mais interesse ou estão desatualizados. Caso encontre algum que se enquadre nessas características, que tal doar ou vender em alfarrábios? Vale lembrar que organização boa é aquela que descarta excessos ou material que não serve mais para gente e que descobre espaços ociosos para acomodar o que é realmente útil.

Foto: GOOGLE


Abaixo algumas sugestões para organizar seus livros:

Durante o agrupamento, considere o gênero (romance, drama, biografia, etc.) e, em cada subgrupo, organize em ordem alfabética (primeiramente por título e posteriormente por autor).

Organize por tema (culinária, viagens, arte, fotografia, etc.). Dentro de cada tema, ordene os itens em ordem alfabética (novamente por título e posteriormente por autor).

Há quem prefira enfileirar os livros por cor da capa ou tamanho. Não recomendamos esta opção, pois não é a forma mais lógica para a identificação na hora da busca e organização na hora da devolução.

Os livros infantis devem ser mantidos nas prateleiras mais baixas, facilitando o acesso das crianças e incentivando a leitura.


Textos e páginas soltas (cópias, por exemplo):

Devem ser acondicionados agrupados por assunto, data, etc, em pastas ou fichários, devidamente identificados e dispostos próximos a livros de assuntos semelhantes.

Revistas:

Podem ser empilhadas, por título, em ordem da edição da mais velha para a mais nova.

Encadernações/Apostilas:

Bem, chegamos ao item que é a dor de cabeça de muitos concurseiros e outros estudantes. Também pudera, vem aumentando significativamente a utilização de apostilas e material encadernado ao invés dos livros tradicionais em escolas, cursinhos e universidades.

Para encadernações do tipo “capa dura”, sugerimos a disposição na vertical, pois economiza espaço e, assim como os livros, elas têm título na lombada (lateral aparente da apostila).

Foto: GOOGLE

Já para as encadernações tipo espiral, a opção é fazer uma pilha das maiores para menores na horizontal para não deformá-las. Já que a identificação desse material não é fácil, separe em prateleiras por temas afins. Se puder, escolha espirais de cores diferentes para melhor distinguir umas das outras.

Foto: GOOGLE

Outra sugestão é que o material didático seja separado por estudante, ou seja, não misture apostilas de pessoas diferentes para não dificultar a procura delas pelos respectivos itens.

Bem, amados, espero que as dicas sejam úteis. Mas, lembrem-se: Para que a organização seja mantida, pratique o hábito de guardar logo após terminar de ler.


domingo, 7 de julho de 2013

Aprenda a manter o colchão limpo e bem conservado

Passamos cerca de 1/3 da nossa vida sobre o colchão! Mas será que cuidamos bem dele e consequentemente de nós mesmos? Os cuidados devem ser tomados com regularidade para aumentar a durabilidade do colchão, mas, principalmente, para favorecer uma vida mais saudável longe de doenças respiratórias.

De acordo com especialistas, os ácaros vivem nos colchões, estofados e travesseiros, já que esses ambientes quentes e escuros fornecem o alimento necessário (a pele humana descamada, os dejetos dos ácaros e o tecido de outros ácaros mortos). Vale lembrar que os ácaros são responsáveis pelo desencadeamente de muitas doenças respiratórias e alérgias.

Confira algumas técnicas simples para higienizar o colchão e evitar a proliferação de fungos, ácaros e impurezas:

1. Quando comprar o colchão, retire o plástico da loja. A falta de ventilação proporcionada pelo plástico no colchão aumenta o proliferação de fungos e esquenta mais enquanto a pessoa dorme, trazendo um grande desconforto. Sem contar o barulho feito pelo plástico.

2. Semanalmente, deixe o colchão totalmente descoberto e com as janelas do quarto totalmente abertas para arejá-lo. Escolha um dia ensolarado. Se puder expor ao sol, melhor ainda!

Foto: Google

3. Ao fazer o uso de forro no colchão, não deixe de lavá-lo também.
4. Deixe seu colchão longe de focos de umidade para que ele não absorva e não aumente a colônia de fungos.

5. Caso o tecido tenha sido manchado, o mais indicado é fazer uso de um sabão neutro acompanhado de um pano úmido. A esfregação deve ser suave para não rasgar o tecido e a possível espuma feita pelo sabão terá que ser retirada por completo. Indico a utilização de detergente neutro.

5. Não coma e nem beba em cima do colchão. Por mais que a vontade muitas vezes seja grande, o melhor para evitar que ele estrague é evitar as chances de sujá-lo. Sem contar que em caso de comidas como biscoitos, os farelos podem ficar no colchão e isso pode trazer a indesejável companhia de insetos como formigas.

6. Troque o lado periodicamente: Uma vez por mês vire o colchão para que a espuma volte à sua forma original e não fique deformada. Inverta o lado e a posição da cabeceira.

7. Não use produtos com cheiros fortes, esse cheiro pode permanecer no tecido e atrapalhar o sono causando incômodos e espirros.

8. Não use talco para perfumar o seu colchão, pois será mais um alimento para os ácaros. O mais adequado é o uso da própria água e a exposição a luz solar.

9. Exponha o colchão ao sol e não ao pôr-do-sol. Ao colocar o colchão no sol, retire-o assim que o calor do ambiente diminuir e o vento esfriar, o ar pode estar úmido e pode acabar umedecendo o colchão também. Então o que era para secar o colchão acaba não adiantando.

10. Ao deixar o colchão em pé, use sempre o auxílio de algo que possa deixá-lo firme. Deixar o colchão em pé se sustentando por si próprio pode diminuir sua durabilidade e trazer desconfortos ao deitar.

11. Não faça uso de álcool. O álcool reage com a espuma do colchão e a destrói. Com o colchão deformado pelo álcool, o corpo se ajusta de maneira desconfortável no colchão. Além também de reduzir a sua durabilidade.

12. Use uma escova de roupas para remover a poeira. Se preferir uma limpeza mais profunda, use o aspirador. Despeje um pouco de bicarbonato de sódio sobre o colchão e em seguida passe o aspirador. 

13. Outra opção que também pode ser utilizada, mas com bastante cuidado, é o vinagre de álcool (aquele mesmo da cozinha) que pode ser um aliado durante a faxina. Na hora de limpar, use um balde com uma mistura de água e vinagre na proporção de 50% cada, molhe a esponja e esfregue a superfície do colchão, sem deixar o tecido encharcado;


Espero que gostem das dicas!

Abraços e ótima semana!
Deus abençoe

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Toalhas de banho cheirosas no inverno

Começou a temporada de chuvas e, para quem não tem máquina de secar roupas ou  mora em apartamento, manter as toalhas com cheirinho de limpas é sempre um desafio.

Para evitar o odor desagradável tente estender as toalhas em lugar arejado e nunca em local exposto a chuva.  Sempre que possível deixe janelas abertas para aumentar a circulação do ar, evitando amontoar as toalhas ou deixá-las no banheiro. Existem vários tipos de varais (de chão ou suspensos) que podemos adaptar em locais de maior incidência dos raios do sol e da ventilação natural para facilitar a secagem.

Foto: Google


Mas se as suas toalhas já estão com aquele odor desagradável, acabe com o mau-cheiro fervendo a toalha em uma panela com água e sabão em pó.  Considere o tamanho da toalha para escolher uma panela que comporte o volume dela e o da água.

É importante ainda mexer com alguma colher de pau, plástica ou silicone e acompanhar a fervura para evitar que o conteúdo transborde e suje o fogão. Após uns 10 minutos de fervura, espere esfriar e proceda a lavagem normalmente.

OBS: Não misture toalhas de cores diferentes para não correr o risco de manchá-las!


Essa dica da vovó já foi testada e aprovada! 

Foto:Google

sábado, 15 de junho de 2013

O desafio de manter a casa organizada sem empregada doméstica


Na correria do dia a dia, manter a casa organizada sem o auxílio de uma empregada doméstica parece ser uma tarefa impossível. Para quem sente a necessidade de por ordem na casa, mas não dispõe de tempo, nem conta com funcionário diariamente, o Personal Organizer, ou organizador profissional, surge para facilitar e aumentar a eficiência do serviço da diarista ou do próprio responsável pela residência.

Personal Organizer desenvolve um projeto de organização a partir da análise da rotina e dos hábitos dos moradores de cada residência e apresenta soluções, indica ferramentas viáveis (caixas organizadoras, colméias, prateleiras) para favorecer a otimização dos espaços e, principalmente, facilitar a disposição e manutenção dos objetos sem muito esforço ou dificuldade.

De acordo com a organizadora profissional Morgana Moraes, da Organizzato, é possível manter a casa em ordem quando executamos ações simples diariamente. Quanto mais organizada estiver a casa, mais fácil será a rotina e a higienização. Cerca de 15 minutos diários para manutenção da organização, são menos cansativos e mais eficientes que horas de organização no dia da faxina. "É importante resistir à tentação de largar  chaves, óculos, bolsas, roupas e sapatos fora do lugar. É necessário definir o lugar para cada coisa e criar o hábito de devolver após o uso" afirma Morgana. 

Como aconteceu com os demais serviços personalizados e individualizados (Personal Trainig, Stylist, etc) contratar um Personal Organizer deixou de ser um luxo para poucos ou uma excentricidade e tornou-se um investimento, principalmente pelo número elevado de lares brasileiros que não dispõe de empregada doméstica para "arrumar" a casa.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Caixas e outros organizadores

Para quem decide organizar a casa ou o escritório, as caixas, cestos e outros organizadores são ótimos aliados para facilitar a segmentação dos itens e aumentar o aproveitamento dos espaços.


Caixas organizadoras
Caixas organizadoras são excelentes para várias utilidades, mas essa aí abaixo, com rodinhas e estreitinha, pode ser uma ótima solução para espaços ociosos (embaixo da cama, do berço, do balcão da cozinha...
Organizador vendido na Felícia

Divisórias de gavetas: ideais para gravatas, calcinhas, cuecas, biquinis, meias, jóias, etc! Elas são tudo de bom!
Foto: Google
Organizadores de maquiagem facilitam a visualização dos itens e evitam a quebra de pó, blush e sombras que podem ocorrer quando estão misturados.



Cabides, ganchos e sapateiras de porta são ótimos porta-trecos e aproveitadores de espaço ocioso!!!

Foto: Google
Foto: Google


Recipientes modulares para gavetas, prateleiras verticais e pastas facilitam a rotina em casa e no escritório. O bom é que são fáceis de encontrar em papelarias e armarinhos de Maceió.




domingo, 2 de junho de 2013

Organizar a rotina doméstica trabalhando em casa

Manter a casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando existe um negócio (oficina de artesanato, costura, produção de comida, escritório, etc) funcionando dentro da própria residência. Para quem sente a necessidade de por ordem na casa, mas não domina algumas técnicas de organização, será realizada na próxima quarta-feira, 05, o workshop A arte de organizar a casa e o ateliê.

A consultora em organização, Morgana Moraes, irá apresentar os princípios e as técnicas de organização para capacitar os participantes a planejar a rotina doméstica em harmonia com a rotina do empreendimento. Serão demonstrações práticas e reflexões sobre os benefícios de uma vida organizada.

Foto: Google
De acordo com a consultora, decidir organizar é o início de uma mudança do próprio estilo de vida, pois requer disciplina e mudança de comportamento. "Organizar o ambiente é um  trabalho artesanal e requer muita disposição, mas o resultado é gratificante pois proporciona melhor qualidade de vida para quem desfruta do ambiente e harmoniza as relações pessoais” afirma Morgana Moraes.  

O workshop A arte de organizar a casa e o ateliê, realizado por meio de uma parceria entre a Organizzato e a Felícia, empresa fornecedora de produtos de festas, aviamentos, artesanato, papelaria e informática, será realizado na próxima quarta-feira, 05 de junho, às 15h, na sala de treinamentos da Felícia, Av. Júlio Marques Luz, 830, Jatiúca. Outras informações e inscrições pelo telefone 3325-6514. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Organizzato no Programa Entre Noivas



Em entrevista à jornalista Anamaria Santiago, Programa Entre Noivas, canal 26 da NET, a Personal Organizer Morgana Moraes deu algumas dicas para as noivas que estão se preparando para o casamento e a vida nova. Além de algumas orientações para a realização da mudança, a consultora destacou a necessidade do planejamento para definição do enxoval e alguns cuidados básicos de organização para a convivência harmoniosa no novo lar.

O Entre Noivas é o único programa da TV alagoana especializado em casamento. Além de orientar noivas e noivos em relação aos serviços e produtos disponíveis para incrementar a festa de casamento, a competente equipe aborda questões comportamentais e sociais que permeiam esse momento tão decisivo e marcante na vida dos noivos, familiares e amigos.


Confira a entrevista na íntegra!


sábado, 18 de maio de 2013

Oficina capacita mães a organizar quarto e rotina das crianças



Mães que passam o dia fora de casa, crianças com uma infinidade de brinquedos e roupas, além do aumento do custo para contratação de empregadas domésticas e babás no Brasil, são fatores que podem contribuir para a desorganização nos lares e na rotina das crianças. Mas será que é possível manter a casa em ordem numa rotina tão corrida? Para responder a pergunta de muitas mães, a Procriando – Maternidade Assistida - realiza no próximo dia 24 a oficina Organize a casa com crianças com a consultora em organização Morgana Moraes.

Durante o evento, serão apresentadas técnicas e ideias para a otimização do espaço destinado às crianças, principalmente em relação à disposição de roupas e brinquedos de forma que facilite o acesso das crianças e não necessite de muito esforço para manutenção da ordem.

“A desorganização gera conflitos no ambiente familiar, estresse, desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, as crianças devem ser orientadas desde cedo para a organização, inclusive com o bom exemplo dos pais” afirma Morgana Moraes.  

Temas como limpeza, manutenção do enxoval e planejamento da rotina doméstica também serão discutidos durante o evento. A oficina Organize a casa com crianças será realizada no dia 24 de maio, das 16 às 18h, na sede da Procriando – Maternidade Assistida. Informações e inscrições pelos telefones 3432-1193 e 9130-8693. 



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Planejamento e organização do enxoval do bebê



Apesar de não ser mãe (ainda), acredito que planejar e organizar o quarto do bebê é uma experiência emocionante, mas que gera muita ansiedade e requer dedicação, recursos financeiros, criatividade e trabalho dos grávidos, isso mesmo: GRÁVIDOS! Cada vez mais os pais estão envolvidos e participando ativamente da gestação dos filhos!

São muitos afazeres e mudanças na estrutura da casa (móveis, reforma do quarto, cores da parede, berço, etc) e, como não poderia faltar, a preparação do enxoval. Os parentes e amigos mais próximos começam a dar os primeiros presentinhos, a mãe quer comprar tudo que vê pela frente, depois vem o Chá de Bebê e finalmente a criança nasce! Mais uns presentinhos na maternidade, outros nas visitas em casa e o resultado é um verdadeiro aglomerado de roupinhas e sapatinhos. Isso sem falar nas incontáveis fraldas descartáveis, mas no caso delas, quanto mais, melhor.

Mas cuidado, a quantidade de itens do enxoval deve ser adequada ao espaço disponível para as coisinhas do bebê. No entanto, o que acontece é que o espaço da maioria das residências está diminuindo, inclusive os quartos e guarda-roupas, e as listas de enxovais vêm sempre aumentando. É novidade para todos os gostos e bolsos.

Enxoval Glance it
É importante lembrar que as roupinhas e acessórios de bebês serão utilizados por pouco tempo, já que estatura e peso da criança alteram rapidamente, ao contrário do que acontece com os adultos, por isso a rotatividade das peças é alta. Por isso não adianta comprar muitos itens para a mesma faixa etária. Além de desperdiçar dinheiro, ainda dificulta a organização do quarto do neném.

Não existe o número certo para comprar isso ou aquilo, o ideal é utilizar o bom-senso e considerar o estilo de vida dos pais e o clima da região em que moram para definir o que comprar e a quantidade.

Os principais itens para montagem do enxoval são: conjuntos de camisinhas pagão, macacões com mangas, macacões sem mangas, camisetas, casaquinhos, meias, luvas, babadores, viras de mantas, mantas de linhas ou algodão, cobertor, jogos de lençóis e fronhas, colchas, jogo de protetores de berço, travesseiro, toalhas felpudas, toalhas fraldas e fraldas de pano (essas servirão de apoio durante a troca de fraldas, mamadas e alimentação).

Enxoval montado, todas as roupas devem ser lavadas com sabão neutro ou sabão de coco. O amaciante de roupas é contra-indicado nos primeiros meses de vida do bebê para evitar processos alérgicos. Após lavar e passar, a mãe deve fazer um inventário (levantamento) do conteúdo para então dividir em grupos de similares e iniciar a organização.
Quando for colocar os itens em cômoda, guarda-roupa e gavetas, o principal critério de organização a ser observado é a frequência do uso. Quanto mais utilizado, mais acessível deve ser o local onde será guardado.

Para saber mais informações sobre a organização de quartos infantis, participe da oficina Organize a casa com crianças, dia 24 de maio, das 16 às 18h, na Procriando – Maternidade Assistida. Informações e inscrições pelos telefones 3432-1193 e 9130-8693.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Nosso blog é internacional


Em apenas 23 dias, nosso blog ultrapassou a barreira do idioma e conquistou leitores mundo afora. São quase 500 visualizações, das quais 92 provenientes dos Estados Unidos, 24 da Rússia, 16 da Alemanha, 07 da Colômbia, 04 do Reino Unido, 04 da Itália e outros 04 de Portugal.

Nosso blog está apenas engatinhando, mas estamos nos preparando para os primeiros passos...

Obrigada e até breve!


domingo, 28 de abril de 2013

Como organizar carregadores de celular, iPod e outros gadgets



Facilite sua vida e preserve por mais tempo seus fones de ouvido, carregadores de celular, MP3, iPod e outros gadgets

 

Você sabia que a maioria dos defeitos em carregadores de eletrônicos portáteis é decorrente da forma como enrolamos e guardamos?  Isso porque o cabo é formado por vários fios condutores finos que são entrelaçados uns aos outros para permitir flexibilidade e suportar muitas dobras. No entanto, curvas muito acentuadas na base do conector, somadas ao esforço para apertá-lo, podem ocasionar um rompimento no “pé” do cabo.

De acordo com o site HSmanutenção, cerca de 60% dos defeitos em cabos de carregadores/fontes são decorrentes do modo como enrolamos. O ideal é deixar um espaço de quatro dedos entre a base do carregador e o início da dobra.

Além da dobra, pesquisamos também algumas sugestões para que você adapte ao seu estilo/necessidade e consiga organizar melhor seu material eletrônico. As formas mais comuns são as ligas e fitas que enrolam os cabo individualmente e em seguida guarda-se em caixas, cestos e gavetas. Mas, orientamos que a melhor forma de mantê-los organizados é a separação em embalagens individuais que podem ser copos descartáveis, rolos de papel higiênico, sapateiras portáteis (aquelas que penduramos atrás da porta) ou qualquer coisa que a sua criatividade possa sugerir e caiba no seu bolso!

O importante é lembrar que quanto mais segmentar a disposição dos objetos, melhor será a visualização na hora de buscá-los, bem como o retorno deles aos seus devidos lugares.

Ah, só para lembrar: cabos e fios não dão cria, então não há necessidade de deixar virar um ninho! (só para descontrair!) Mãos à obra!

Imagens: Google

terça-feira, 23 de abril de 2013

Personal Organizer: "O que é isso?"



Quando eu disse a alguns amigos e familiares que viajaria para fazer o curso de Personal Organizer em São Paulo ouvi de todos a mesma pergunta: “O que é isso?”

Obviamente tentei explicar com o máximo de informações que tinha na época. Agora, com um pouco mais de conteúdo, venho responder a alguns questionamentos mais freqüentes sobre a profissão que ainda é recente no Brasil,  pouco mais de 05 anos.

1- O que é um Personal Organizer?

É o profissional capacitado que organiza espaços (closets, armários, cozinhas, banheiros, dvd’s, cds, livros, brinquedos), atividades domésticas e assessora em mudanças. O trabalho é desenvolvido a partir das necessidades pessoais de cada cliente, por isso é “personal”!

2- Quais os benefícios de contratar um Personal Organizer?

Há pessoas que não dispõem de tempo ou habilidade para organizar a casa. Por executar o serviço e ainda treinar a (o) dona (o) da casa para organização da forma mais apropriada para o volume e espaço disponíveis e aumentar a funcionalidade dos ambientes, o trabalho do Personal Organizer contribui para diminuir o estresse e alguns conflitos em família.

3 - Como vou conseguir manter a ordem depois que o trabalho do organizador terminar?


O Personal utiliza técnicas, produtos organizadores e rotuladores (etiquetas) nos cômodos para que a reposição dos itens (roupas, sapatos, etc) pelo cliente seja bem mais fácil. Além disso, após a consultoria, o Personal ensina ao cliente ou a alguém designado por ele (doméstica, diarista, filha, etc) o sentido da disposição dos objetos e como mantê-la.

4 - O preço de um Personal Organizer é muito caro?

Contrariando o senso comum, o serviço de um Personal Organizer não está relacionado a status social, mas à falta de tempo e, muitas vezes, habilidades, dos donos de casa. Vem mudando o perfil dos lares no Brasil, pois diminuiu consideravelmente o número de pessoas que se dedicam exclusivamente às tarefas domésticas. Na tentativa de conciliar profissão, estudos, esportes, viagens, cuidados pessoais, etc, as pessoas estão ficando cada vez mais sem tempo. Por isso, solicitar ajuda de um profissional com tempo e técnica é um investimento que vai resultar em economia de tempo para o seu dia a dia e mais praticidade e funcionalidade para o seu lar. O serviço pode ser cobrado por hora, diária ou projeto. Lembre-se: o orçamento é grátis, então não deixe de entrar em contato por receio do preço!!!!!

5 - E se eu não gostar do resultado da Organização?

Se ao experimentar as metodologias propostas e dar tempo para que a nova organização seja assimilada pela família, o cliente não ficar satisfeito, a Personal retorna para apresentar outra solução.

6 – Expor a minha intimidade não é constrangedor?

É fundamental a contratação de profissional com referência, por isso nos apresentamos por meio do blog e Facebook (Organizzato) para que você busque mais informações sobre nós. Vale ressaltar que não é nossa função julgar o que o cliente tem, muito menos o nível da bagunça. Durante a visita técnica, as condições de sigilo e responsabilidade serão tratadas e constarão no contrato de serviço. 



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Organização de sapatos e cintos

Hora de por ordem nos sapatos e cintos? Confira algumas dicas que podem ajudá-la (o):

SAPATOS:

Os calçados devem ser guardados na parte inferior dos armários e closets, caso não seja possível
guardá-los em uma divisão específica e distante das roupas. Se houver sapateira, guarde-os com o
bico pra frente e organizados de acordo com a cor e o uso (festas, trabalho e esportes, entre outros).

Caso opte por guardá-los em caixas, facilite a visualização do conteúdo colando em cada caixa uma fotografia ou um desenho do conteúdo. Você também pode criar um visor fazendo um buraco na parte da frente da caixa e forrando-a com papel vegetal ou acetato.

Uma opção mais sofisticada é a caixa de material totalmente transparente e individual para todos os tamanhos, de rasteira a botas cano longo!

Ah, sandálias rasteiras e chinelos podem ser agrupados (vários em cada caixa organizadora), pois ocupam menos espaço.

Sapateira organizada


CINTOS:

Os cintos podem ser agrupados em suporte na porta do guarda-roupa, em cabides próprios para cintos ou em caixas organizadoras com divisórias. As faixas de tecidos devem ser dobradas e enfileiradas em caixas como no exemplo abaixo.

Se a sua opção for os cabides, cuidado para não deixá-los próximos às roupas mais delicadas e que tenham facilidade para desfiar! 






terça-feira, 16 de abril de 2013

Desapego faz bem ao coração e ao guarda-roupa



Se você não tem um closet ou um guarda-roupa grande, mas tem muitas roupas, sapatos, cintos, bolsas.... possivelmente tem dificuldade em conseguir mais espaço para arrumar tudo. Antes de começar a pensar em organizar seu guarda-roupa, faça uma reflexão realista sobre quais itens do seu armário são realmente necessários e utilizáveis.

Segundo especialistas da OZ! - Organize sua vida, o descarte de algumas peças é o ponto de partida para que uma organização acabe com o problema da bagunça. Antes de distribuir os objetos e roupas em seus devidos lugares, você precisa analisar criteriosamente o que fazer com cada peça sem uso.

Segue um questionário para ajudá-lo a decidir sobre o que guardar:

. Esta roupa (sapato, cinto,etc) fica bem em mim?
. Há quanto tempo eu não uso esta roupa, bolsa ou sapato?
. Haverá alguma ocasião para usar esta peça?
. Por que devo mantê-la em meu guarda-roupa?
. Com quais outras peças do meu guarda-roupa este acessório combina?

Apesar de ser muito difícil para algumas pessoas, desapegar-se de objetos e roupas é um ato que facilita o trabalho de organização, e que proporciona,sobretudo, uma mudança de comportamento. Livrar-se dos excessos faz bem à alma, tanto por nos ensinar a estarmos satisfeitos com menos, quanto por nos dar a oportunidade de praticar a caridade, já que podemos doar para uma instituição de caridade, um parente ou amigo.
Guarda-roupa da cliente após a realização do descarte e organização

Mas, em nome do bom-senso, esqueça as meias e lingeries velhas, roupas manchadas ou furadas e brincos sem par, pois estes devem ser descartados para o lixo - sem pensar duas vezes!

domingo, 14 de abril de 2013

Descrição dos serviços da Organizzato



Organização de residências:

Quartos e closets;
Cozinhas e despensas;
Lavabos e banheiros;
Área de serviço e garagem;
Coleção de livros, Fotos, Cds e DVD’s;
Home Office e Home Theater;
 
Organização da casa dos noivos:

Assessoria para enxoval;
Organização do recebimento dos presentes;
Categorização e organização dos presentes
personalização dos agradecimentos aos convidados;
organização do enxoval e todos os ambientes da casa nova;
consultoria sobre a rotina doméstica;

Organização de mudanças

Seleção e organização de objetos antes da mudança;
Cotação junto às empresas transportadoras (se for o caso);
Acomodação dos objetos na nova residência;
Sugestão de produtos organizadores;

Palestras e treinamentos

Treinamento sobre organização doméstica para donas de casa, empregadas domésticas e diaristas.






Organizando gavetas





Maceió mais Organizzato!




Na correria do dia a dia, manter um lar aconchegante e harmonioso nem sempre é uma tarefa fácil. Por falta de tempo, paciência ou técnica, a desorganização ganha espaço em nossas casas e algumas vezes em nossas vidas.

Organizzato, palavra italiana que significa "organizado", é o mais novo serviço de consultoria e assessoria para organização de espaços residenciais em Maceió. Nossa missão é apresentar soluções e instrumentos que permitam a otimização dos espaços, além de criar condições e incentivos à manutenção do projeto proposto para a necessidade de cada cliente.

Aos noivos que dispõem de pouco tempo para planejar a organização da futura residência, oferecemos serviços como recebimento, categorização e organização dos presentes, personalização dos agradecimentos aos convidados, organização do enxoval na casa nova e consultoria nos preparativos da nova rotina doméstica. Já pensou chegar da "lua de mel" com tudo em ordem na nova casa?

Aos solteiros, recém-separados e casados que já iniciaram a vida a dois, mas que ainda têm dúvidas em relação a melhor forma de organização e administração da residência oferecemos assessoria e consultoria sobre organização de armários, closets, despensas, cozinhas, banheiros, livros, cds, álbuns, além de dicas para conservar alimentos, estender roupa, evitar mofo, etc.

Prestamos ainda o serviço de assessoria em mudanças, onde dependendo da necessidade do cliente, oferecemos organização e descarte de objetos antes da mudança, intermediação junto às empresas transportadoras (se for o caso), categorização das caixas por ambientes e acomodação dos objetos na nova residência.

Os serviços descritos acima incluem gratuitamente a capacitação do (a) dono (a) da casa ou empregada doméstica, bem como uma visita de manutenção após 15 dias da organização onde será analisada junto aos moradores a viabilidade do projeto proposto pela Personal Organizer.

A preocupação com a qualificação é o foco da Organizzato, por isso, somos certificados pela OZ - Sistemas de Organização Ltda., referência nacional em organização profissional, cujas metodologias foram desenvolvidas através de pesquisas internacionais tutoriadas pela Napo (National Association of Professional Organizers) a maior e mais importante associação dos profissionais no mundo.

Entre em contato conosco e agende uma visita técnica no local para identificarmos sua necessidade, estimar tempo para realização da organização e elaborar um orçamento.